-
Arquitetos: Mohamed Amine Siana
- Área: 290 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Guerra
-
Fabricantes: Hansgrohe, Häcker, LG, Legrand, ROCKWOOL, Roca, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em uma área residencial no norte de Casablanca em um terreno de 1.000 m2. A área edificável consistia em um retângulo de 20 por 15 metros. O cliente é um artista que queria uma casa com curvas e linhas sensuais. Uma casa fina mas discreta, protetora sem ser sufocante e muitas outras condicionantes que definissem a abordagem arquitetônica da casa.
Inspirada na arquitetura tradicional marroquina, a casa é construída com um pátio, introspectivo e intimista, com o objetivo de oferecer um espaço para relaxar longe das ruas movimentadas. A arquitetura da casa é baseada no clima local e o pátio torna-se o coração de todo o projeto, oferecendo ventilação cruzada e permitindo que a luz natural penetre nos cômodos ao redor.
Enquanto o pátio interior dá vida aos espaços, as fachadas cegas garantem a privacidade. As paredes são esculpidas e estendidas, fazendo com que esse jogo de planos verticais gere aberturas que criam vistas e se conectam com o contexto externo sem serem vistas.
Um teto de gesso de forma orgânica foi projetado para cobrir poeticamente as instalações técnicas, preservando a autenticidade da laje de concreto. A sala de estar, a sala de jantar e o quarto principal envolvem a piscina circular, criando a ilusão de um segundo pátio onde se desenha o reflexo da casa. Entre a brancura das paredes e o cinza da laje de concreto, duas paredes são revestidas por ladrilhos de cerâmica verde claro para criar um elo poético entre a água e o céu.